segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MESA DE NEGOCIAÇÃO - 07 AGO 14

Mesa de Negociação
Finalmente, após muito tempo foi reaberta a mesa de negociação com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Reiniciamos nesse momento um processo interrompido por direções anteriores, que se furtaram ao debate claro, aberto, objetivo, mas de maneira respeitosa e com total independência de ambos os lados. A mesa de negociação reaberta é um passo importante para buscar soluções para diversos problemas da categoria, que serão levados diretamente, mas que não se encerra nela mesma.
Nessa primeira reunião participaram, diretores da associação, diretores do Sindsprev, servidores da base e o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Niterói.
A mesa de negociação é importante, mas não é o único instrumento para avançarmos em busca de nossos objetivos. A participação de todos nas assembléias, nas atividades da categoria, no contato com a direção, na mobilização diária, isso é fundamental para que a mesa de negociação seja cada vez mais forte e eficaz. O método transparente e participativo retomado pela nova direção, evidencia um novo viés político na entidade, trazendo a base para participar diretamente das discussões e retomando o diálogo com outros apoiadores da sociedade civil organizada e institucional.

Resumo da reunião com a Secretária de Saúde no dia 7 de agosto de 2014

 Considerando que a campanha salarial é o principal ponto da discussão, fizemos algumas considerações para abordar o assunto, elencando uma série de pontos, sendo os principais:
1.      A defasagem dos salários, que tem obrigado o servidor a buscar outras atividades exaustivas de trabalho para complementar a sua renda e garantir a sua sobrevivência;
2.      A  falta de estimulo de se manter no serviço público de saúde e o consequente desestimulo para futuros servidores (com os concursos que foram esquecidos);
3.      As distorções salariais na área da saúde comparando o servidor da saúde municipal aos guardas municipais, empregados contratados pelas OS, prestadores de serviços do programa médico de Família e os RPA`s, além da já consagrada distorção do SUS, com salários diferenciados dos servidores do Ministério da Saúde e do Estado.

Por sua vez a Presidente da Fundação Municipal de Saúde,  se comprometeu em levar as questões ao prefeito para apresentar as opções possíveis. Segundo ela uma das alternativas seria rever o plano de cargos e salário”.
Quanto ao qüinqüênio, GATS. A Presidente da Fundação comunicou a intenção de pagamento, mas esclareceu que ainda não existe definição da Fazenda e se comprometeu de até dia 20 do mês de agosto apresentar uma proposta.
Em relação a insalubridade, incorporada por Lei ao salário do servidor aposentado, ficou para a próxima reunião aprofundar a discussão.
A Presidente da Fundação se comprometeu a estudar uma alternativa para o plano de cargos e salários, para ser apresentada na próxima reunião com a associação que a princípio será no dia 5 de setembro de 2014.

Dia 05 de setembro, as 15 horas, reunião da MESA DE NEGOCIAÇÃO. Todos  os servidores estão convocados para a reunião. Local, Fundação Municipal de Saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário